1 - Cite os principais tipos de canais. 2 - Procure imagens de satélites destes. 3 - Explique o que é Bacia Hidrográfica. 4 - Quais são as principais do Brasil por região?
3:As porções mais altas do relevo, sejam regiões serranas ou simples colinas, funcionam como zonas de dispersão de água, mais conhecidas como divisores de águas. Situadas entre esses divisores estão as bacias hidrograficas. Alice Welida e Sthefani
3-Uma bacia hidrográfica é o conjunto de meios hídricos (aquáticos) cujos cursos (ou leitos) se interligam. É um conjunto de terras banhadas por um rio principal e seus tributários (afluentes, subafluentes etc.)
4-bacia Amazônica bacia Araguai-Tocantins bacia Rio Paraíba bacia São Francisco bacia Rio Paraná bacia Rio Paragui bacia Rio Paraiba do Sul bacia Rio Uruguai
1 -Retilíneo ,Meandrante ,Anastomosado ,Entrelaçado. 2 -Retílineo: http://www.popa.com.br/cartas&mapas/principais_vias_rgs/principais_vias_fluviais_rgs_title.jpg Meandranre: http://farm4.static.flickr.com/3148/3084922500_b0a1d5861f.jpg Anastomosado http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/35/Waimakariri01_gobeirne.jpg/300px-Waimakariri01_gobeirne.jpg Entrelaçado: http://www.esoterikha.com/grandes-misterios/poder-piramides/images/rio-nilo.jpg 3- Uma bacia hidrográfica de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água dasprecipitações para esse curso de água e seus afluentes. A formação da bacia hidrográfica dá-se através dos desníveis dos terrenos que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas.
4 -Bacia Hidrográfica da Amazônica , Bacia Hidrográfica do Araguai-Tocantins , Bacia Hidrográfica Paraiba do Sul , Bacia Hidrográfica Paraná , Bacia Hidrográfica Francisco , Bacia Hidrográfica Paraguai , Bacia Hidrográfica Uruguai. ALUNOS :Filipe alves,Felipe antonio,Igor,Ricardo,Will N: 08,09,16,28,33 Serie: 1º ano III
3:As porções mais altas do relevo, sejam regiões serranas ou simples colinas, funcionam como zonas de dispersão de água, mais conhecidas como divisores de águas. Situadas entre esses divisores estão as bacias hidrograficas. 4:Bacia do Rio Amazonas(ou Amazônica) Bacia do Rio Tocantins Bacia do Rio da Prata(ou Platina) Bacia do Rio São Francisco Bacias Costeiras ou secundárias Alunas: Alice, Gabriela, Sthefani, Welida Números: 1, 12, 31, 32
3:: A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas.
4::Bacia do Rio Amazonas , Bacia do Rio Tocantins,Bacia do Rio da Prata, Bacia do Rio Sao Francisco,Bacias Costeiras ou Secundarias.
3:Uma bacia hidrográfica compreende toda a área de captação natural daágua da chuva que proporciona escoamento superficial para o canal principal eseus tributários.O limite superior de uma bacia hidrográfica é o divisor de águas (divisortopográfico), e a delimitação inferior é a saída da bacia (confluência). O comportamento hidrológico de uma bacia hidrográfica é função de suascaracterísticas morfológicas, ou seja, área, forma, topografia, geologia, solo,cobertura vegetal, etc.. A fim de entender as inter-relações existentes entre essesfatores de forma e os processos hidrológicos de uma bacia hidrográfica, torna-se necessário expressar as características da bacia em termos quantitativos.De acordo com o escoamento global.
4:Região hidrográfica do Amazonas Região hidrográfica do Atlântico Nordeste Ocidental Região hidrográfica do Tocantins Região hidrográfica do Paraguai Região hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental Região hidrográfica do Parnaíba Região hidrográfica do São Francisco Região hidrográfica do Atlântico Leste Região hidrográfica do Paraná Região hidrográfica do Atlântico Sudeste Região hidrográfica do Uruguai Região hidrográfica do Atlântico Sul
Alunos: Elisa, Francirene, Letícia, Maria Cristina,Nailton.
3:Entende-se por bacia hidrográfica toda a área de captação natural da água da chuva que escoa superficialmente para um corpo de água ou seu contribuinte. Os limites da bacia hidrográfica são definidos pelo relevo, considerando-se como divisores de águas as áreas mais elevadas. O corpo de água principal, que dá o nome à bacia, recebe contribuição dos seus afluentes, sendo que cada um deles pode apresentar vários contribuintes menores, alimentados direta ou indiretamente por nascentes. Assim, em uma bacia existem várias sub-bacias ou áreas de drenagem de cada contribuinte. Estas são as unidades fundamentais para a conservação e o manejo, uma vez que a característica ambiental de uma bacia reflete o somatório ou as relações de causa e efeito da dinâmica natural e ação humana ocorridas no conjunto das sub-bacias nela contidas. A bacia hidrográfica serve como unidade básica para gestão dos recursos hídricos e até para gestão ambiental como um todo, uma vez que os elementos físicos naturais estão interligados pelo ciclo da água.
4:Regiao hidrografica do Amazonas regiao hidrografica do Atlantico nordeste ocidental regiao hidrografica do Tocantins regiao hidrografica do Paraguai regiao hidrografica do Atlantico Nordeste oriental regiao hidrografica do Parnaíba regiao hidrografica do São Francisco regiao hidrografica do Atlântico Leste regiao hidrografica do Paraná regiao hidrografica do Atlântico Sudeste regiao hidrografica do Uruguai regiao hidrografica do Atlântico Sul
Pantanal Sua vegetação é bastante variada, compreendendo características de florestas tropicais, cerrado, campos e caatinga. O clima é quente e úmido, no verão, e embora seja relativamente mais frio no inverno, continua apresentando grande umidade do ar devido à evapotranspiração associada à água acumulada no solo no horizonte das raízes durante o período de cheia. A maior parte dos solos do Pantanal é arenosa e suporta pastagens nativas utilizadas pelos herbívoros nativos e pelo gado bovino, introduzido pelos colonizadores da região e por fato que pode estar ameaçado por causa do avanço das lavouras. Como em Mato Grosso No Brasil também há no Paraguai na Bolívia.
Alunos: Filipe Alves, Felipe, Will, Ricardo Nº: 08,09,33,28 Serie: 1º Ano III Professor: Tadeu
MATA ATLÂNTICA As principais características da Mata Atlântica são: presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa; rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais; as árvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade; fauna rica com presença de diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis; na região da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlântica uma constante neblina. O clima do Brasil na região da Mata Atlântica está inserida na faixa de transição entre o clima tropical e subtropical. A proximidade do oceano, a dinâmica atmosférica regional, e os traços de relevo contribuem para tornar o clima local predominantemente quente e úmido, carcterizado por temperaturas altas, nebulosidade no alto das montanhas e umidade elevada. A distribuição das chuvas nesta parte do Brasil é bastante irregular, mas de um modo geral, o periodo mais frío e seco va de maio a agosto (inverno) e o mais quente e chuvoso, de novembro a março (verão)
Alunas: Camila, Francirene, Letícia, Maria Alice N* 4, 11, 22, 24
Cerrado . As principais caracteristica do cerrado sao :- presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte; as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca;as cascas destas árvores são duras e grossas;as folhas são cobertas de pêlos;presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores. O cerrado é uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa. O Cerrado é considerado um mosaico de biomas, apresentando as mais variadas fisionomias, onde a vegetação é definida por climas variados, por solos oriundos de diferentes rochas de origem, além de fatores edáficos que definem este mosaico, como a drenagem, a fertilidade, a profundidade efetiva, dentre outros. O tipo de solo predominante no bioma Cerrado é o latossolo, que é caracterizado por ser um solo profundo, bem drenado e com alta capacidade de ser intemperizado (processo causado por diversos fatores que levam a diminuição da fertilidade do solo por perda de nutrientes) e lixiviado (processo causado pela chuva que ao penetrar no solo, leva consigo elementos químicos essenciais). O clima predominante no Cerrado é o Tropical Sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual é de 25ºC, podendo chegar a marcações de até 40ºC. As mínimas registradas podem chegar a valores próximos de 10ºC ou até menos, nos meses de maio, junho e julho.
A precipitação média anual fica entre 1.200 e 1.800 mm, sendo os meses de março e outubro os mais chuvosos. Curtos períodos de seca, chamados de veranicos, podem ocorrer no meio da primavera e do verão. No período de maio a setembro os índices pluviométricos mensais reduzem-se bastante, podendo chegar a zero.
Nos períodos de estiagem, o solo se desseca muito, mas somente em sua parte superficial (1,5 a 2 metros de profundidade). Mas vários estudos já demonstraram que, mesmo durante a seca, as folhas das árvores perdem razoáveis quantidades de água por transpiração, evidenciando a disponibilidade deste mineral nas camadas profundas do solo. Outra evidência é a floração do ipê-amarelo na estação da seca, porém a maior demonstração deste fato é a presença de extensas plantações de eucaliptos, crescendo e produzindo plenamente, sem necessidade de irrigação.
Ventos fortes e constantes não são características gerais do Cerrado. Normalmente a atmosfera é calma e o ar fica, muitas vezes, quase parado. Em agosto costumam ocorrer algumas ventanias, levantando poeiras e cinzas de queimadas a grandes alturas, através de redemoinhos que se podem ver de longe.
A radiação solar é bastante intensa, podendo reduzir-se devido à alta nebulosidade nos meses excessivamente chuvosos do verão.
Com o que o cerrado e parecido? Abrigando a nascente do rio São Francisco, o Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado através de Decreto n° 70.355, em 1972. Possui esse nome devido à semelhança apresentada pelo imenso chapadão que, ao ser avistado de longe, parece ter a forma de uma canastra ou de um baú.A beleza natural da Serra da Canastra atrai, anualmente, um grande número de pessoas interessadas em desfrutar momentos inesquecíveis em um ambiente de tranqüilidade e rara beleza.
As princiais caracteristica do caatinga : forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas;presença de cactos e bromélias;os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação);as folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno;
influencia do clima :Clima O clima da Caatinga é semi - árido quente com uma estação seca extensa de até oito meses. Este clima particular dentro dos trópicos (normalmente úmidos) é devido a influência de massas de ar continentais equatoriais secas e a presênça de centros de alta pressão, formados no Atlântico, que durante o inverno invadem os sertões secos. Devido a proximidade do Equador, as temperaturas médias estão constantemente em torno de 26°C, com precipitações médias anuais de apenas 600 mm. A maioria dos rios secam no inverno. Solos A falta de capacidades de armazenagem da água, devido a solos rasos e pedregosos, dificulta ainda mais a situação. Por outra parte, os solos da Caatinga são bastant férteis (diferente do Cerrado). Por isso, a melhor época para turismo é o período de chuvas quando a Caatinga se transforma em um verdadeiro jardim. Vegetação A vegetação predominante da Caatinga é do tipo Savana Estépica (estacional - decidual). Esta floresta aberta, muitas vezes seca apresentando três estratos diferentes: arbóreo (8 a 12 metros), arbustivo muitas vezes com a presença de suculentas / cactáceas e bromeliáceas (2 a 5 metros) e o herbáceo (abaixo de 2 metros).
1:Retílineo, meadrante, anastomosado,entrelaçado.
ResponderExcluir2:Anastomosado:http://www.infosurhoy.com/cocoon/saii/images/2011/11/04/photo1A.jpg
Retílineo:http://www.kunenerak.org/_system/ThumbnailCache/1Y2P0IJ32E4M6
Entrelaçado:http://igepri.org/news/wp-content/uploads/2010/12/FotoSateliteRioNegro-
Meadrante:http://www.mongabay.com/images/peru/aerial-rainforest/Aerial_1026_3197.JPG
3:As porções mais altas do relevo, sejam regiões serranas ou simples colinas, funcionam como zonas de dispersão de água, mais conhecidas como divisores de águas. Situadas entre esses divisores estão as bacias hidrograficas.
Alice Welida e Sthefani
1-Retilíneo,Meandrante,Anastomosado,Entrelaçado.
ResponderExcluir2-www.scilo.br/scielo.php?pid=51982-4513200900
www.g-sat.net/.../os-rios-138204.html
https://www.yfso.jus.br/ocpdocarrao/2011/esti
bootblockbios.com/2011/03/page/21
3-Uma bacia hidrográfica é o conjunto de meios hídricos (aquáticos) cujos cursos (ou leitos) se interligam. É um conjunto de terras banhadas por um rio principal e seus tributários (afluentes, subafluentes etc.)
4-bacia Amazônica
bacia Araguai-Tocantins
bacia Rio Paraíba
bacia São Francisco
bacia Rio Paraná
bacia Rio Paragui
bacia Rio Paraiba do Sul
bacia Rio Uruguai
Andressa,Daniele,Fernanda,Josane,Juliana,Silvia Leticia.
1 -Retilíneo ,Meandrante ,Anastomosado ,Entrelaçado.
ResponderExcluir2 -Retílineo: http://www.popa.com.br/cartas&mapas/principais_vias_rgs/principais_vias_fluviais_rgs_title.jpg
Meandranre:
http://farm4.static.flickr.com/3148/3084922500_b0a1d5861f.jpg
Anastomosado
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/35/Waimakariri01_gobeirne.jpg/300px-Waimakariri01_gobeirne.jpg
Entrelaçado:
http://www.esoterikha.com/grandes-misterios/poder-piramides/images/rio-nilo.jpg
3- Uma bacia hidrográfica de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água dasprecipitações para esse curso de água e seus afluentes.
A formação da bacia hidrográfica dá-se através dos desníveis dos terrenos que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas.
4 -Bacia Hidrográfica da Amazônica , Bacia Hidrográfica do Araguai-Tocantins , Bacia Hidrográfica Paraiba do Sul , Bacia Hidrográfica Paraná , Bacia Hidrográfica Francisco , Bacia Hidrográfica Paraguai , Bacia Hidrográfica Uruguai.
ALUNOS :Filipe alves,Felipe antonio,Igor,Ricardo,Will N: 08,09,16,28,33
Serie: 1º ano III
1:Retílineo, meadrante, anastomosado,entrelaçado.
ResponderExcluir2:Anastomosado:http://www.infosurhoy.com/cocoon/saii/images/2011/11/04/photo1A.jpg
Retílineo: http://www.kunenerak.org/_system/ThumbnailCache/1Y2P0IJ32E4M6
Entrelaçado: http://igepri.org/news/wp-content/uploads/2010/12/FotoSateliteRioNegro-
Meadrante: http://www.mongabay.com/images/peru/aerial-rainforest/Aerial_1026_3197.JPG
3:As porções mais altas do relevo, sejam regiões serranas ou simples colinas, funcionam como zonas de dispersão de água, mais conhecidas como divisores de águas. Situadas entre esses divisores estão as bacias hidrograficas.
4:Bacia do Rio Amazonas(ou Amazônica)
Bacia do Rio Tocantins
Bacia do Rio da Prata(ou Platina)
Bacia do Rio São Francisco
Bacias Costeiras ou secundárias
Alunas: Alice, Gabriela, Sthefani, Welida
Números: 1, 12, 31, 32
1:Retílineo, Meadrante, Anastomosado,Entrelaçado.
ResponderExcluir2:
Retlinio :http://diverjo.files.wordpress.com/2008/09/efc.jpg
meandrante:http://www.google.com/imgres?q=Rios+meandrantes&hl=pt-BR&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbnid=-lNwucpKWqsbCM:&imgrefurl=http://geographiaemais.blogspot.com/&docid=G5h7mCrWyOODNM&imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-_GoU9dDiA9A/TkmTa92A0FI/AAAAAAAAAHI/y70iQrYhmGg/s320/Rio%252Banastomosado.jpg&w=320&h=240&ei=UVvVTpq3D6Pt0gH49bX8Aw&zoom=1
Anastomosado:http://www.google.com/imgres?q=Rios&hl=pt-BR&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbnid=jpnInpvmCOTUBM:&imgrefurl=http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio&docid=2UNbs3bx8AkFCM&imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1d/Tietetiete_poa_tratamentodeagua.jpg/250px-Tietetiete_poa_tratamentodeagua.jpg&w=250&h=170&ei=71vVTtmZHabq0gH1__ncAQ&zoom=1
entrelaçado:http://www.google.com/imgres?q=Rios+entrela%C3%A7ados+(imagens+de+satelite&hl=pt-BR&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbnid=4VwNCYnXvOTYZM:&imgrefurl=http://gaea-habitat.blogspot.com/2011/01/ilhas-de-savana.html&docid=nQUCPp_20I7RQM&imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_RF2dskXwFZ0/TT8E-bAGaiI/AAAAAAAAKlI/fLWwfERox4Y/s400/art4323img2.jpg&w=400&h=245&ei=lV3VTqGbAafk0QG-58TbAQ&zoom=1&iact=hc&vpx=109&vpy=135&dur=14656&hovh=176&hovw=287&tx=150&ty=140&sig=115999433844049228421&page=1&tbnh=137&tbnw=224&start=0&ndsp=12&ved=1t:429,r:0,s:0
3:: A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas.
4::Bacia do Rio Amazonas , Bacia do Rio Tocantins,Bacia do Rio da Prata, Bacia do Rio Sao Francisco,Bacias Costeiras ou Secundarias.
Alunos : Geyse,Camila,Ingrid, Rafaela,Graciane.
1:Retílineo,Meandrante,Anastomosado,Entrelaçado.
ResponderExcluir2Retílineo =http://static.betazeta.com/www.fayerwayer.com.br/wp-content/uploads/2010/09/rio.jpg
Meandrante= http://www.jota7.com/img/noticias/rio_amazonas.jpg
Anastomosado
:http://www.infosurhoy.com/cocoon/saii/images/2011/11/04/photo1A.jpg
Entrelaçado:
http://www.apolo11.com/imagens/etc/imagem_satelite_rio_negro_landsat.jpg
3:Uma bacia hidrográfica compreende toda a área de captação natural daágua da chuva que proporciona escoamento superficial para o canal principal eseus tributários.O limite superior de uma bacia hidrográfica é o divisor de águas (divisortopográfico), e a delimitação inferior é a saída da bacia (confluência). O comportamento hidrológico de uma bacia hidrográfica é função de suascaracterísticas morfológicas, ou seja, área, forma, topografia, geologia, solo,cobertura vegetal, etc.. A fim de entender as inter-relações existentes entre essesfatores de forma e os processos hidrológicos de uma bacia hidrográfica, torna-se necessário expressar as características da bacia em termos quantitativos.De acordo com o escoamento global.
4:Região hidrográfica do Amazonas
Região hidrográfica do Atlântico Nordeste Ocidental
Região hidrográfica do Tocantins
Região hidrográfica do Paraguai
Região hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental
Região hidrográfica do Parnaíba
Região hidrográfica do São Francisco
Região hidrográfica do Atlântico Leste
Região hidrográfica do Paraná
Região hidrográfica do Atlântico Sudeste
Região hidrográfica do Uruguai
Região hidrográfica do Atlântico Sul
Alunos: Elisa, Francirene, Letícia, Maria Cristina,Nailton.
1:Retílineo,Meandrante,Anastomosado,Entrelaçado.
ResponderExcluir2:RETÍLINEO:http://www.google.com.br/imgres?q=fotos+de+rios+por+satelites&um=1&hl=pt-BR&biw=1280&bih=528&tbm=isch&tbnid=BLOHclyrn9tBsM:&imgrefurl=http://davelhalbion.blogspot.com/2011/03/sob-o-signo-do-amazonas.html&docid=hA845-t1GK1OMM&imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-fEPQugx4pyE/TXon-lTBbNI/AAAAAAAABTo/vYbMYzXKhnQ/s1600/rios_voadores_galeria-horiz11.jpg&w=429&h=321&ei=96HfTvbGM8ro0QHHw4yfBw&zoom=1&iact=rc&dur=328&sig=106691475404242657353&page=1&tbnh=145&tbnw=209&start=0&ndsp=12&ved=1t:429,r:7,s:0&tx=132&ty=90
MEADRANTE:http://www.google.com.br/imgres?q=fotos+de+rios+por+satelites&um=1&hl=pt-BR&biw=1280&bih=528&tbm=isch&tbnid=Oms4D4_N2ctVYM:&imgrefurl=http://www.inpe.br/noticias/noticia.php%3FCod_Noticia%3D2303&docid=96u5gRzNmjjJ3M&imgurl=http://www.inpe.br/noticias/arquivos/imagens/am_seca_ago2010.jpg&w=370&h=346&ei=96HfTvbGM8ro0QHHw4yfBw&zoom=1&iact=rc&dur=328&sig=106691475404242657353&page=1&tbnh=169&tbnw=180&start=0&ndsp=12&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=91&ty=40
MEANDRANTE:http://www.google.com.br/imgres?q=fotos+de+rios+por+satelites&um=1&hl=pt-BR&biw=1280&bih=528&tbm=isch&tbnid=MRrDAky5jMIzYM:&imgrefurl=http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/cientistas-medem-pela-primeira-vez-a-quantidade-de-agua-na-planicie-do-rio-amazonas/&docid=-en74W-sY38P2M&imgurl=http://veja.abril.com.br/assets/pictures/15038/amazonas-size-598.jpg%253F1281125443&w=597&h=336&ei=96HfTvbGM8ro0QHHw4yfBw&zoom=1&iact=rc&dur=156&sig=106691475404242657353&page=2&tbnh=104&tbnw=185&start=11&ndsp=11&ved=1t:429,r:6,s:11&tx=89&ty=32
ANASTOMASADO:http://www.google.com.br/imgres?q=fotos+de+rios+por+satelites&um=1&hl=pt-BR&biw=1280&bih=528&tbm=isch&tbnid=4HXf5CP_S_JWnM:&imgrefurl=http://www.inpe.br/noticias/noticia.php%3FCod_Noticia%3D2303&docid=96u5gRzNmjjJ3M&imgurl=http://www.inpe.br/noticias/arquivos/imagens/am_seca_out2005.jpg&w=370&h=347&ei=gqTfTvnWK6rr0gGm2JzOBw&zoom=1&iact=hc&vpx=295&vpy=104&dur=10047&hovh=217&hovw=232&tx=107&ty=135&sig=106691475404242657353&page=5&tbnh=133&tbnw=142&start=46&ndsp=12&ved=1t:429,r:1,s:46
3:Entende-se por bacia hidrográfica toda a área de captação natural da água da chuva que escoa superficialmente para um corpo de água ou seu contribuinte. Os limites da bacia hidrográfica são definidos pelo relevo, considerando-se como divisores de águas as áreas mais elevadas. O corpo de água principal, que dá o nome à bacia, recebe contribuição dos seus afluentes, sendo que cada um deles pode apresentar vários contribuintes menores, alimentados direta ou indiretamente por nascentes. Assim, em uma bacia existem várias sub-bacias ou áreas de drenagem de cada contribuinte. Estas são as unidades fundamentais para a conservação e o manejo, uma vez que a característica ambiental de uma bacia reflete o somatório ou as relações de causa e efeito da dinâmica natural e ação humana ocorridas no conjunto das sub-bacias nela contidas. A bacia hidrográfica serve como unidade básica para gestão dos recursos hídricos e até para gestão ambiental como um todo, uma vez que os elementos físicos naturais estão interligados pelo ciclo da água.
4:Regiao hidrografica do Amazonas
regiao hidrografica do Atlantico nordeste ocidental
regiao hidrografica do Tocantins
regiao hidrografica do Paraguai
regiao hidrografica do Atlantico Nordeste oriental
regiao hidrografica do Parnaíba
regiao hidrografica do São Francisco
regiao hidrografica do Atlântico Leste
regiao hidrografica do Paraná
regiao hidrografica do Atlântico Sudeste
regiao hidrografica do Uruguai
regiao hidrografica do Atlântico Sul
Maria Alice, e Géssica Ester
Pantanal
ResponderExcluirSua vegetação é bastante variada, compreendendo características de florestas tropicais, cerrado, campos e caatinga. O clima é quente e úmido, no verão, e embora seja relativamente mais frio no inverno, continua apresentando grande umidade do ar devido à evapotranspiração associada à água acumulada no solo no horizonte das raízes durante o período de cheia.
A maior parte dos solos do Pantanal é arenosa e suporta pastagens nativas utilizadas pelos herbívoros nativos e pelo gado bovino, introduzido pelos colonizadores da região e por fato que pode estar ameaçado por causa do avanço das lavouras.
Como em Mato Grosso No Brasil também há no Paraguai na Bolívia.
Alunos: Filipe Alves, Felipe, Will, Ricardo Nº: 08,09,33,28
Serie: 1º Ano III
Professor: Tadeu
MATA ATLÂNTICA
ResponderExcluirAs principais características da Mata Atlântica são: presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa; rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais; as árvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade; fauna rica com presença de diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis; na região da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlântica uma constante neblina.
O clima do Brasil na região da Mata Atlântica está inserida na faixa de transição entre o clima tropical e subtropical. A proximidade do oceano, a dinâmica atmosférica regional, e os traços de relevo contribuem para tornar o clima local predominantemente quente e úmido, carcterizado por temperaturas altas, nebulosidade no alto das montanhas e umidade elevada. A distribuição das chuvas nesta parte do Brasil é bastante irregular, mas de um modo geral, o periodo mais frío e seco va de maio a agosto (inverno) e o mais quente e chuvoso, de novembro a março (verão)
Alunas: Camila, Francirene, Letícia, Maria Alice
N* 4, 11, 22, 24
Cerrado .
ResponderExcluirAs principais caracteristica do cerrado sao :- presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte; as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca;as cascas destas árvores são duras e grossas;as folhas são cobertas de pêlos;presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores.
O cerrado é uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.
O Cerrado é considerado um mosaico de biomas, apresentando as mais variadas fisionomias, onde a vegetação é definida por climas variados, por solos oriundos de diferentes rochas de origem, além de fatores edáficos que definem este mosaico, como a drenagem, a fertilidade, a profundidade efetiva, dentre outros.
O tipo de solo predominante no bioma Cerrado é o latossolo, que é caracterizado por ser um solo profundo, bem drenado e com alta capacidade de ser intemperizado (processo causado por diversos fatores que levam a diminuição da fertilidade do solo por perda de nutrientes) e lixiviado (processo causado pela chuva que ao penetrar no solo, leva consigo elementos químicos essenciais).
O clima predominante no Cerrado é o Tropical Sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual é de 25ºC, podendo chegar a marcações de até 40ºC. As mínimas registradas podem chegar a valores próximos de 10ºC ou até menos, nos meses de maio, junho e julho.
A precipitação média anual fica entre 1.200 e 1.800 mm, sendo os meses de março e outubro os mais chuvosos. Curtos períodos de seca, chamados de veranicos, podem ocorrer no meio da primavera e do verão. No período de maio a setembro os índices pluviométricos mensais reduzem-se bastante, podendo chegar a zero.
Nos períodos de estiagem, o solo se desseca muito, mas somente em sua parte superficial (1,5 a 2 metros de profundidade). Mas vários estudos já demonstraram que, mesmo durante a seca, as folhas das árvores perdem razoáveis quantidades de água por transpiração, evidenciando a disponibilidade deste mineral nas camadas profundas do solo. Outra evidência é a floração do ipê-amarelo na estação da seca, porém a maior demonstração deste fato é a presença de extensas plantações de eucaliptos, crescendo e produzindo plenamente, sem necessidade de irrigação.
Ventos fortes e constantes não são características gerais do Cerrado. Normalmente a atmosfera é calma e o ar fica, muitas vezes, quase parado. Em agosto costumam ocorrer algumas ventanias, levantando poeiras e cinzas de queimadas a grandes alturas, através de redemoinhos que se podem ver de longe.
A radiação solar é bastante intensa, podendo reduzir-se devido à alta nebulosidade nos meses excessivamente chuvosos do verão.
Com o que o cerrado e parecido? Abrigando a nascente do rio São Francisco, o Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado através de Decreto n° 70.355, em 1972. Possui esse nome devido à semelhança apresentada pelo imenso chapadão que, ao ser avistado de longe, parece ter a forma de uma canastra ou de um baú.A beleza natural da Serra da Canastra atrai, anualmente, um grande número de pessoas interessadas em desfrutar momentos inesquecíveis em um ambiente de tranqüilidade e rara beleza.
Alunos :Geyse,Rafaela,Ingrid,Graciany
As princiais caracteristica do caatinga :
ResponderExcluirforte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas;presença de cactos e bromélias;os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação);as folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno;
influencia do clima :Clima
O clima da Caatinga é semi - árido quente com uma estação seca extensa de até oito meses. Este clima particular dentro dos trópicos (normalmente úmidos) é devido a influência de massas de ar continentais equatoriais secas e a presênça de centros de alta pressão, formados no Atlântico, que durante o inverno invadem os sertões secos. Devido a proximidade do Equador, as temperaturas médias estão constantemente em torno de 26°C, com precipitações médias anuais de apenas 600 mm. A maioria dos rios secam no inverno.
Solos
A falta de capacidades de armazenagem da água, devido a solos rasos e pedregosos, dificulta ainda mais a situação. Por outra parte, os solos da Caatinga são bastant férteis (diferente do Cerrado). Por isso, a melhor época para turismo é o período de chuvas quando a Caatinga se transforma em um verdadeiro jardim.
Vegetação
A vegetação predominante da Caatinga é do tipo Savana Estépica (estacional - decidual). Esta floresta aberta, muitas vezes seca apresentando três estratos diferentes: arbóreo (8 a 12 metros), arbustivo muitas vezes com a presença de suculentas / cactáceas e bromeliáceas (2 a 5 metros) e o herbáceo (abaixo de 2 metros).
Alunos : Gessica,Igor,Nailton,Elisa.